segunda-feira, 19 de agosto de 2013

"Nunca se pode concordar em rastejar, quando se sente ímpeto de voar."


Foi baseado na frase de Helen Keller que dá o título a esta matéria que neste último sábado (17) a EMEF Gianfrancesco Guarnieri participou de um evento até então desconhecido, Cross Country & Run Kids – Parque Santos Dias. Atividade que faz parte do Projeto Vida Corrida no bairro do Capão Redondo. Neide, figurinha conhecida nas corridas de rua, chama-se Marineide dos Santos Silva,  fundadora da Associação de Moradores da Cohab Adventista e idealizadora e fundadora da Associação Projeto Vida Corrida. é uma baiana radicada em São Paulo desde 1967 em busca de um futuro próspero. Desde os 14 anos, acreditou que o esporte iria mudar sua vida. Morando em São Paulo, trabalhava durante o dia em uma oficina de costura, e à noite estudava, dedicando-se a corrida aos finais de semana nas ruas do bairro onde reside até hoje. Mãe de três filhos, um deles foi vítima da violência do bairro – assassinado há onze anos por um menor em um assalto, segundo dados do site: www.vidacorrida.org.br, aliás, vale a pena conferir a história na integra.
 

O evento contou com a corrida dividida em 5 categorias:
Dentinho (07/09 anos) – 50 metros
Mini  (10/11 anos) – 100 metros
Pré-Mirim  (12/13 anos) – 400 metros Cross
Mirim  (14/15 anos) – 800 metros Cross
Menores (16/17 anos) – 1.200 metros Cross
 
Levei  o meu aluno Lehi Barcelar Baptista da 8ª série com sérios problemas locomotores (múltiplos) para participar do evento, pois acredito que uma maneira de contribuir com a inclusão social e colocá-lo de igual, porém com algumas resalvas, para participar de eventos esportivos, a fim de sentir-se valorizado e inserido no grupo.


 
Lehi  conquistou 2 medalhas e ainda levou vários brindes para casa: 1 sacola e bermuda da Nike e  1 camiseta do projeto. Aliás, os responsáveis pelos atletas receberam camisetas dos patrocinadores ou do Projeto Vida Corrida.


 Agradeço a Neide, ao Prof. Balbino e ao outro professor, o qual não recordo o seu nome, mas a dedicação e atenção conosco foi sensacional. Tenho certeza que foi algo inesquecível para o meu aluno.

Nenhum comentário: