segunda-feira, 18 de julho de 2011

Deu Pódium em Campinas

Que horas o relógio está marcando? Pois bem, muitos estão dormindo, outros curtindo a balada, alguns em casa assistindo um filminho embaixo do edredom, mas alguns privilegiados estiveram participando da 1ª Ultramaratona Desafio Noturno 12Hs, evento realizado pela Ultra Runner Assessoria Esportiva & Eventos, na pista do Parque Taquaral (2.725mts), em Campinas. Trata-se de uma corrida pedestre (Ultramaratona), de única etapa, com duas modalidades, 12Hs Solo e 6Hs Solo, com total liberdade de ritmo. O tempo limite será de 12 Horas, e serão declarados vencedores os atletas que percorrem a maior distancia em sua modalidade. A largada das 12Hs aconteceu às 20:00h do sábado e a das 6Hs às 2:00h da madrugada de domingo. O limite foi de 150 Atletas somando as duas categorias: 12 e 6 Horas.



Neste ano não tinha feito nenhuma maratona, porém algumas meias entraram para o currículo de provas disputadas. Resolvi encarar o desafio de completar uma Ultra. Garanti uma vaga na categoria de 6hs. O frio se fez presente em virtude de ser julho e estar ao lado da Lagoa do Taquaral. A minha prova começou com 10ºC e na primeira hora de prova (3:00h da madrugada) a temperatura foi para 9ºC e permaneceu até o amanhecer. Nas primeiras voltas o frio sumiu, porém senti que havia escolhido o par de tênis errado, pois a sola do pé deu sinal que o amortecimento do calçado não estava sendo suficiente para suportar os impactos nas próximas horas; falhei feio no que se refere à alimentação, havia almoçado muito bem, porém pequei no jantar, substitui por um lanche leve que mais tarde me fez falta; no início da prova estava com 70,60kg e ao final o meu peso estava nos 65,0kg, haja carboidratos e líquidos para a reposição.



Estratégias a serem utilizadas: fechar cada volta (2,725km) em 20 minutos e a cada duas horas fazer 1 hora caminhando para não sobrecarregar a musculatura, uma vez que estou algum tempo sem treinar longo e não esquecer da hidratação a cada volta completada (água, isotônico e energéticos). A primeira volta fechei com 16 minutos e comecei a fazer os cálculos para não quebrar cedo. Ao finalizar as 2 primeiras horas de prova fui verificar a parcial e constatei que estava em 4º lugar na categoria junto com mais 3 atletas na mesma volta e um outro atrás de mim com uma diferença pequena. Tive que mudar a estratégia e continuei na briga, ao completar 11 voltas (29,957km) resolvi andar por volta de 20 minutos para dar um alívio para as pernas. Por volta das 6h da manhã saiu a 2ª parcial e constatei que havia saltado na classificação geral e conseqüentemente subido para a 3ª posição na categoria, dali pra frente o negócio seria correr e correr.





Fechei a prova com 49.050mts percorridos no tempo de 5:40 “, pois o tempo limite na minha categoria era de 6 horas e não haveria tempo hábil para completar a 19ª volta. Consegui assegurar um belo troféu de 3º lugar na categoria e pude rever muitos professores e colegas de corrida aqui de Sampa e de fora.







Em novembro estaremos novamente participando de mais uma Ultramaratona de Campinas. Contem com a nossa participação!

7 comentários:

Raposo disse...

Duart´s

Parabéns!!!! Resultado sensacional.

Mas cá prá nós: vai gostar assim de correr lá em Campinas......

É muito louco.

Mauro Rosa disse...

Grande Duarte!!!!

Resultado de Gente Grande!!
Parabéns pela conquista! Boa recuperação!!
Nos veremos em novembro nas 24 hs.
Abraços,
Mauro Rosa

Duarte disse...

Valeu, Raposão e Mauro!

Saiu a classificação oficial e na verdade contei uma volta a menos. Foram 19 voltas totalizando 51.775mts percorridos. Por isso as minhas pernas estavam cansadas... bem que estava desconfiado que teria passado dos 50km! Abaixo disso as pernas estariam normais... Kkkkk

Anônimo disse...

Pessoal, o Duarts nao é mais o mesmo, antes ele teria feito as 12 hs, tá na maior moleza ...rssss
Acho q sao os preparativos do casamento q estão atrapalhando, pois fazer ´somente´ 6 horas é o mesmo q numa prova de 10 km fazer somente 5 km, saiu de casa pra q ?
Gostaria de ler a opiniao de todos os amigos do blog

Wagner

Anônimo disse...

Valeu Duarts, parabéns pela conquista.

abç

Luciano

Anônimo disse...

Duarts..!!!!!!
show de bola!!!!
a gente na quinta tava fazendo os calculos de qto vc tinha q correr em cd hora ,... putz ,.. o melhor e entrar aki e ver q vc conseguiu e ainda por cima pegou podio!!!!!!
parabens!!!!!!

novembro estaremos no taquaral !!!!!
heheheh
bj
Cris

Anônimo disse...

Parabéns , você ganhou um titul no centanário do teu time,,,,brincadeira parabéns Duarte. vc mandou bem
Miguel