segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

12ª Corrida das Dondocas - Eu Fui!

Final de semana prolongado, o que fazer? Descansar, viajar, relaxar? Eu aproveitei para correr! Pegar a estrada, viajar quase 150km para participar de uma prova inusitada, 12º Corrida das Dondocas, na Cidade de Pindamonhangaba.



11 horas da manhã peguei o carro e na companhia da minha mãe (ela jamais me abandona quando estou sozinho), fomos até essa cidade do Vale do Paraíba para curtir um carnaval diferente. Alguns quilômetros de congestionamento e o calor quase que insuportável tinham que aparecer para os paulistanos e paulistas que procuram o litoral nestas ocasiões. Fiquei com medo de parar em algum posto de gasolina para fazer um lanchinho, pois só estava com o café da manhã e com certeza iria ficar sem o almoço, um erro imperdoável.





Competidores de algumas cidades da região chegavam aos poucos para participarem da 12ª edição do prova que é disputada tradicionalmente nos carnavais desde 1988. Pela manhã há o Bloco das Dondocas que desfila pelo centro da cidade desde 1984, quando quem participava do bloco eram funcionários da Sabesp, segundo o site da prefeitura.






Maurício Claro Cortez, organizador da prova, criou o evento após ter ido a Taubaté assistir uma corrida deste tipo e resolveu fazer uma em Pinda. "No começo foi como uma brincadeira e acabou atraindo a atenção de muitas pessoas, desde esse momento não paramos"

O Sr. Maurício Cortez consegue recursos através do apoio do comércio e imprensa local, Prefeitura de Pindamonhangaba e da venda de aguardente da região. A inscrição da prova foi 1kg de alimento não perecível que será doado aos desabrigados de São Luiz do Paraitinga.




A concentração e aquecimento foram realizados ao som das marchinhas carnavalescas. Adolescentes, jovens, adultos e a turma da melhor idade entraram no clima de confraternização e fizeram a festa. Os homens tinham que correr em trajes femininos e as mulheres caracterizadas com vestimentas masculinas. A largada foi dada através de um apito e dezenas de pernas peludas por baixo de saias e vestidos subiram e sumiram na 1º subida da prova.



Medalhas de participação e troféus personalizados em madeira e pintados, destacando a obra do artesão, o próprio idealizador da prova, foram oferecidos aos atletas foliões. Não havia água no percurso em virtude do trajeto curto (3,5km) apesar dos 33ºC no momento da corrida e nem camisetas de participação. Porém não faltaram confraternização, alegria e o principal, a hospitalidade do Sr. Maurício que abriu a casa para os atletas participantes. Ao final da premiação cerveja, churrasco e até bolo de aniversário abriram a 1º noite de carnaval ali mesmo.



Um fato curioso da competição, que o competidor Eliano Gomes "Coxinha", que estava com o número de inscrição 24, foi o último colocado da Corrida (incluindo todas as categorias do feminino e masculino) , segundo Portal Agoravale.


Terminei o percurso de 3,5km com o tempo de 16’53 “na 48º posição geral e 8º na categoria MASCULINA 40 – 49. O nível técnico da prova é altíssimo, o atual tricampeão é atleta profissional da Cidade de Cruzeiro – SP. O atleta Émerson Izerben (vencedor da São Silvestre 1997) esteve presente premiando os verdadeiros homens e mulheres”.

No próximo ano voltarei! Com uma roupinha mais leve, bem treinado, alimentado e sem cólicas... ui! Quem sabe levarei outros atletas de Sampa desde que estejam seguros que trata apenas de uma brincadeira...

“Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo.” – Pablo Neruda

Fontes de informações obtidas através dos sites:





13 comentários:

Anônimo disse...

...observem o número 09...nós conhecemos???

Anônimo disse...

IMPAGÁVEL ESTE SÓCIO!RS
PARABÉNS DUARTS!!!
LUCIANO

Anônimo disse...

Essa eu tinha certeza q ia acontecer, o Duarts fez q nao ia mas acabou nao aguentando e foi correr mesmo de salto alto, espero q nao tenha se machucado ...kkkk
Só faltou ir correr com o shortinho verde tipo "mamae quero ser gay"

Wagner

Duarte disse...

Se alguém que correu a São Silvestre de 2005/2006 ainda tiver aquele shortinho verde para emprestar irei sem problema nenhum. Vamos encarar essa brincadeira em 2011, Wagnão!?

Anônimo disse...

SENHORES, ESTOU ESTARRECIDO!!!!

COMO DISSE O COMANDANTE DO EXÉRCITO ESSES DIAS, COMO É QUE ESSE SENHOR IRÁ CONDUZIR SEUS ALUNOS DE HOJE EM DIANTE?!?!?!?

NÃO TENHO MAIS PALAVRAS...

E VEJAM PELO QUE UMA MÃE TEM QUE PASSAR...

INACREDITÁVEL

SÉRGIO ANDREOLI

Anônimo disse...

SENHORES, ESTOU ESTARRECIDO!!!!

COMO DISSE O COMANDANTE DO EXÉRCITO ESSES DIAS, COMO É QUE ESSE SENHOR IRÁ CONDUZIR SEUS ALUNOS DE HOJE EM DIANTE?!?!?!?

NÃO TENHO MAIS PALAVRAS...

E VEJAM PELO QUE UMA MÃE TEM QUE PASSAR...

INACREDITÁVEL

SÉRGIO ANDREOLI

Anônimo disse...

Sergiao, pior q o Duarte quer levar outros alunos pra essa corrida, se cuida heim .....kkkkk
Raposao, olha onde chegou nosso coach, é o fim ...rssss

Wagner

Duarte disse...

Homens da equipe LDK.

A prova na qual participei é destinada a foliões que procuram curtir o carnaval correndo. Aqueles que não estão seguros de si não precisam participar do evento, pois se tiverem recaídas para o outro lado não quero ser o responsável.

Anônimo disse...

Homem de sainha agora que dar uma de macho .... quem acredita nessa nova "estoria do tio Duarte" ...kkk

Wagner

runningirl disse...

super legal este seu blog. Parabéns. Correr é viver!

Raposo disse...

Tinha que ser o coach da Granja. Aliás, o nome é apropriado (Granja).

Agoram vejam se o coach do Ibira participa disso. é um cara respeitável, pai de família.

Bom, sem preconceitos... continue assim Duart´s

Raposo disse...

O número 09 parece o Miguel.

Assume Miguel: você estava lá também.

Anônimo disse...

Pessaol, o digno representante da LDK na corrida das Dondocas falou q de mil em mil metros tinham q parar e fazer uma apresentação de "rebolation" pra delirio dos espectadores.