quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

90ª São Silvestre

30 participações na São Silvestre, neste anos presenciei as mudanças e transformações que esta corrida sofreu ao longo de 4 décadas (1984 – 2014). Percursos variados a partir de 12,6km, passando pelos 13km e perpetuar nos 15km; horários variados desde a passagem do ano na Paulista, antecipando para as 17 horas e atualmente às 9 horas da manhã; tive a oportunidade de descer a Brigadeiro e subir a Consolação, vice-versa e alguns percursos em zig-zag e outros partindo de um ponto e chegando em outro. 10 mil atletas parecia ser o máximo que a prova comportava, hoje vemos mais de 30 mil colorindo as ruas de Sampa.
 

 
 Na retirada dos kits não precisei ficar naquelas filas enormes ao contrário fui rapidamente atendido e pude visitar a feira com tranquilidade, porém ao sair do recinto percebi que havia algo errado com o meu numeral, motivo pelo qual procurei os atendentes e mostrei minha preocupação, porém uma das meninas da recepção me tranquilizou afirmando que não haveria problemas de cronometragem, guarda-volumes e retirada de medalhas. Não passou muito tempo e recebi um e-mail da organização para a possibilidade de troca do numeral, o qual fiz rapidamente para evitar maiores transtornos.
 
 
Neste ano a organização liberou as 2 pistas da Paulista o que deixou a largada mais rápida,  hoje levamos 12’ entre a largada até a passagem pelo pórtico da largada. Isso aconteceu muito bem até o Km 4 onde as 2 pistas do Pacaembu se afunilaram na Rua Margarida, onde logo no seu início se concentravam os postos de hidratação,  o que ocasionou um congestionamento enorme. Quando sai daquela muvuca e percorri o trajeto honestamente pude perceber que muitos atletas “cortaram o caminho” e continuavam pela Pacaembu, deixando de completar quase mil metros da prova. Outro ponto a ser discutido para o próximo ano é a possibilidade da retirada dos kits por terceiros, pois no dia 30 ainda há muitas pessoas trabalhando e que no período da noite se deslocam para a cidade de São Paulo.
 
 Como estava entre os 10 mil atletas não tive problemas com a hidratação (água a vontade e isotônicos frescos), o tapete de cronometragem estava fixo (atletas que fechavam a prova mencionaram que estava solto) e encontrei apenas um atleta tendo atendimento médico provavelmente em virtude do forte calor. Na chegada à Paulista muita água e a distribuição das medalhas foram sem tumulto.
 
 
 
 Largamos com 24°c e chegamos com 27°c.  Completamos os 15km com um sol enorme sobre as nossas cabeças com algumas sombras esporádicas pelo trajeto. Cruzei a linha de chegada em 1:43’12” chegando na  9.651 posição, o Marcão fechou em  1:49’24”,  em seguida chegou o Diogo Ferreira com 1:58’06”.
 
 Esperamos para a próxima edição a correção de algumas falhas e ao mesmo tempo a permanência da largada em 2 pistas na Paulista.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens Marcao e Duarte abs