domingo, 5 de dezembro de 2010

Assim aconteceu...



No último final de semana de novembro foi realizada a 1ª Ultramaratona de Campinas. O evento começou com o Congresso Técnico na Casa de Portugal em Campinas onde foram retirados os kits, dadas as informações sobre como seria o desenrolar da prova e em seguida foi oferecido um jantar de massas aos atletas. Atletas de várias regiões do Brasil e alguns estrangeiros passaram para rever os amigos e trocarem experiências.
.

Acervo cultural em exposição na Casa de Portugal em Campinas. Corrida não é apenas um exercíco físico, mas algo que expande horizontes através da viagens e momentos de lazer.

v

Dia 27, no Parque Taquaral, sob um sol de 31ºc, foi dada a largada com a presença de quase 300 atletas, tendo a presença de alguns estrangeiros que prestigiaram a prova. A principio a nossa tática seria de revezar 6x durante 24 horas. Correríamos 1 hora e descansaríamos 3, sendo que na madrugada (22hs-6hs) cada um puxaria 2hs consecutivas, porém com o forte calor e a subida rápida de temperatura,decidimos democraticamente que faríamos 2 voltas no percurso (5.450mts) e descansaríamos até fechar o ciclo de revezamento.Com isso entramos entre 8 a 10 vezes cada atleta, durante a noite alguns fizeram 3 voltas ao invés de 2 e no caso de cansaço extremo,apenas 1 voltinha.

b


Às 10hs a temperatura estava em 31ºC, uma hora depois em 36ºc e um pouco mais de 2 horas a temperatura oscilava na casa dos 39ºc e 40ºc. Em alguns momentos da tarde os 41ºc se fizeram presentes. Durante a madrugada a marca foi de 19ºc e por volta das 6hs15 a temperatura bateu em 16ºc. Tivemos uma variação de 25ºc o que castigou os atletas. Foi justamente durante à noite até o final da corrida,que aproveitamos para acirrar a disputa pela colocação entre as 10 melhores equipes.

n


Durante o entardecer até às 6 horas da manhã visitamos a tenda das massagens e a nossa hidratação foram 24 horas em alerta:água de coco, mineral, refrigerantes, sucos, chás, isotônicos, sorvetes e frutas. A refeição foi a base de carboidrato (macarrão e purê de batata),mix de cereais e frutas secas, salgadinhos e sanduíches), além de uma lanchonete que ficou de plantão para algum atleta que necessitasse algo a mais.



A cada 2 horas a organização divulgava a lista de classificação. O nosso objetivo foi dividido em algumas metas: 1º - Todos teriam que correr 43km para caracterizar uma Ultramaratona; 2º - Não poderíamos ser os últimos e 3º - Finalizar a corrida em condições legais de saúde. Porém nas listagens iniciais das primeiras quatro horas, constatamos que estavamos em 5º lugar o que nos fez brigar por colocações melhores.





Tivemos a oportunidade de visualizar um lindo amanhecer no Taquaral, além de pessoas superando os seus limites e fazendo uma grande festa. A corrida sempre contra o relógio.




Transição fechando o penúltimo ciclo, Fred para o Marcos. O cronometro virando ventilador na última hora.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens Equipe !!

Vcs sao Ultra.

Wagner