quarta-feira, 30 de julho de 2008

100km de Cubatão - relato de um vencedor


Bom dia Professor Duarte!!!
Abaixo, segue o meu relato da participação na ultra de Cubatão, achei que você gostaria de ler. Quem publicou foi a TH5 eventos, empresa que organizou a ultra.

100 km de Cubatão - relato de um vencedor
Mauro Rosa encarou o desafio.

Colegas,


Domingo cometi uma atitude que para muitos é um ato insano ou próximo de um surto psicótico, desde 2007, vinha namorando uma prova de ultra-resistência, há exatos 10 anos não acontecia uma prova desse gabarito (qualidade e perfeição garantida pela TH5 EVENTOS), e por outro lado, enxergava a oportunidade de participar e descobrir qual o limite do corpo humano.
Ao completar a maratona de Curitiba (42 km, 195 mts) percebi que era possível progredir, iniciei um treinamento específico para provas de longas distâncias, e em janeiro / 08 me inscrevi na Ultramaratona de Cubatão (100 Km).
Segue um relato do histórico, desde a preparação até a realização de um sonho:
Novembro / 07 – Realizo a maratona de Curitiba e no Hotel percebo que existe a possibilidade de algo mais...
Novembro / 07 – Retorno da Maratona e dou inicio por conta própria em treinamentos para longas distâncias,
Janeiro / 08 – Sem pensar muito faço minha inscrição para Ultramaratona de Cubatão – 100 Km.
Fevereiro / 08 – Treino forte com foco na Ultra – 25 Km por dia e nos finais de semana 50 a 60 Km.
Março / 2008 – Em um treino de fim de semana na altura do KM 27 ao desviar de bicicletas, piso em um buraco torcendo o joelho, surgindo a primeira grande dificuldade, Lesão na Banda Ílio-Tibial (parte externa do joelho esquerdo),
Março / 2008 – Conversando com minha esposa decidimos parar a seqüência de treinamentos e dar ênfase ao tratamento.
Abril / 2008 – Realização da ressonância magnética e inicio de tratamento com sessões de fisioterapia,
04 de abril – conclusão das sessões de fisioterapia e avaliação clinica final – relato do médico “você não conseguirá chegar nos 20 Km!!!”,
05 / abril – Sábado - (véspera da prova) – Saio de casa por volta das 11:00 para fazer um teste leve de 6 Km, volto para casa com dores muito fortes, parece que a fisioterapia não fez bem... Nesse momento penso em desistir, mas minha esposa me encoraja. “Você treinou muito para essa prova!!!. É o seu sonho!!! Nós vamos e lhe darei todo o apoio na prova, nem que você faça 1K e então voltamos, mas não deixe de ir!”,
06 / abril – Saímos logo cedo de Guarulhos para Cubatão, minha esposa montou a base de apoio próximo à chegada,
Inicio da prova: As 7:00 foi dada à largada para aproximadamente 170 atletas (ou loucos), logo no Km 3 o joelho começa a reclamar, para essa dor faço a comparação com seqüências de marteladas, e ainda faltavam 97 Km....
40 Km – Percebo que não posso parar de correr, pois a perna esquerda (em razão da lesão) endurece e então não consigo mais correr, ou seja, fim de prova, sendo assim, o jogo chama-se corra sempre, não pare nunca!!!
60 Km – Sinto a unha do pé direito formigar, ou seja, lá se foi uma unha!!!
70 Km – Baixo nível glicêmico, por instantes perco a visão estando uns 3 km da base, sinto-me nauseado enxergo apenas balões de festa junina (as luzes das ruas estavam acesas),
80 Km – Um temporal chega com tudo!!! Ensopando minha roupa e tudo mais, percebo que as bolhas estouram e o pé está em carne viva (dói muito),
90 Km – Estou em estado letárgico, não sinto as pernas e o que comanda é o psicológico, até porque faltam 10Km,
100 Km – A essas alturas do campeonato acho que muitos já sabiam que era estreante em provas de longas distancias, e que na verdade o meu currículo era muito singelo, apenas 1 ano de carreira esportiva e 1 maratona (a de Curitiba). Vendo o meu sofrimento a organização e minha esposa se juntam para torcer como nunca para eu concluir a prova!!!
· Ao cruzar o pórtico de chegada, não contive a emoção, muito choro, e um longo abraço em minha esposa.
Foram mais de 10 horas de prova (ainda não sei direito o tempo real), muita reflexão e apenas um entendimento:
- Não importa se você é corredor, engenheiro, ajudante ou advogado, devemos sempre acreditar e perseguir nossos sonhos!!!
- Dedico essa prova a minha esposa, meu filho e a minha irmã (que infelizmente não está mais conosco). Obrigado a Th5 Eventos por propiciar essa festa e aos amigos corredores e não corredores da Gehaka que sempre acreditaram que poderíamos chegar, enfim são muitos agradecimentos e poucos pedidos.
Bom, agora que sobrevivi, vou me recompor e daqui alguns meses invento mais um desafio, esse não foi fácil, nem tão pouco difícil foi uma boa reflexão, pena que acabou!!!

.


Mauro Rosa é um dos atletas que treinam na Granja Julieta.

6 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, Mauro!

Mais um desafio alcançado...

Anônimo disse...

Parabens pelo exemplo notificado pela força de vontade e coragem.
MIP

Anônimo disse...

MAURO,
PARABÉNS PELA CONQUISTA E PELO EXEMPLO DE DETERMINAÇÃO DADO A TODOS NÓS.
ABÇ
LUCIANO

Anônimo disse...

Parabens, Mauro,....!!!!
Vc tem que compartilhar essa experiencia com a equipe do ibira !!!!

vem treinar com a gente tb ..!!!!
quem sabe a gente nao se anima ,...quase impossivel...

Parabens mais uma vez...
Cris

Anônimo disse...

Galera, Boa Noite!!!

Super Obrigado pelas palavras!!! Realizei um sonho, desejo todo sucesso e que todos os seus sonhos também se realizem!!!
Não vejo a hora de fazer um treino no Ibirapuera e conhece-lôs.

Novamente... Muito Obrigado!!!

Mauro Rosa

Anônimo disse...

PATOTCHINHA DO IBIRA

DEU PARA PERCEBER A QUALIDADE DOS ATLETAS QUE ESTÃO INGRESSANDO NA FACÇÃO GRANJEIRA DA LDK?

CUIDADO!!! O BICHO VAI PEGÁ!!!!

SÉRGIO ANDREOLI