quarta-feira, 25 de setembro de 2013

XXIX Prova Pedestre da Independência de São Sebastião


Uma prova gratuita no final de semana do feriado de 7 de setembro me chamou a atenção e aguçou a minha vontade em participar pela 1º vez da XXIX Prova Pedestre da Independência  realizada pela Prefeitura de São Sebastião. O horário foi sensacional para quem precisou se deslocar de outras cidades vizinhas e dois percursos para menores e adultos.
 
 

A prova tinha  6,825 mil metros para as categorias Adulto  Masculino e Feminino e  2 mil metros para as categorias Infantil e Juvenil. Os menores  foram levados de ônibus  até o  Clube Portal da Olaria percorrendo até o  Convento Nossa Senhora do Amparo, no Bairro de São Francisco. Os adultos largaram por volta dss 15:15h defronte a Sectur (Secretaria Municipal de Turismo) e chegada no mesmo local dos menores.
 

A inscrição foi gratuita, porém ao retirar o numeral e camiseta, o atleta deveria contribuir com 1kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite, os quais seriam encaminhados aos mais necessitados. O percurso teve um visual maravilhoso com direito a uma bela tarde ensolarada.
 
 
A novidade foi  o sistema eletrônico utilizado na prova para aferir o tempo dos atletas. Trata-se de um chip a ser inserido no número do corredor, cronometrando o tempo de seu desempenho a partir do momento em que cruza as linhas de saída e chegada. Tive a oportunidade de conhecer esse sistema no Circuito Popular de Corrida  de Rua da PMSP - Etapa Santana.  Segundo o representante do Polesportivo Cronometragem, "o chip mede 10x5 centímetros, é descartável e é inserido atrás do número no peito do atleta com código de barra. Este equipamento quando for entregue ao corredor conterá o seu número de inscrição e o seu nome. Quando o corredor cruzar a linha de saída o chip abrirá um cronômetro, começará a contar o tempo da corrida e só se encerrará ao cruzar a linha de chegada. A captação e contagem do tempo será feito por intermédio de antenas e não com tapetes, que podem causar quedas e transtornos aos competidores."



Ao final da prova os atletas receberam o resultado individual impresso na chegada extra-oficial com o seu tempo e classificação na faixa etária, além de uma belíssima medalha e farta distribuição de frutas.
 

Nenhum comentário: