quinta-feira, 23 de junho de 2016

Night Rock Run - Itatiba


Imaginem uma noite fria. Pois isso aconteceu em Itatiba no último dia 28 de maio, sábado, feriado prolongado de Corpus Christi. O Parque Luis Latorre foi o local da concentração dos atletas que prestigiaram a 1º Etapa da Night Rock Run.

 
Aproveitando o final de semana, coloquei a família no carro e fomos passear próximo a São Paulo. Chegamos cedo em Itatiba e depois desbravamos as cidades nos arredores, Itupeva.

 
 
O aquecimento foi feito dentro de uma área coberta, onde havia uma banda de rock animando e depois fui para o sambódromo dentro do Parque para finalizar os preparativos. A largada aconteceu às 20 horas, onde finalmente depois de muito tempo consegui colocar um ritmo forte nas minhas condições atuais de 4’30” por km. Coloquei na cabeça que a corrida era de 5km, mas fui descobrir a distância exata quando cheguei próximo ao Parque, pois a placa dos 5K estavam na entrada e ainda havia um bom trecho a frente.
Completei os 6km ao som de rock (atração musical) em  29’49” e voltei rapidinho para o carro a fim de não congelar.

Permit Ouro - Reconhecimento Merecido


Permit Ouro é uma classificação dada as provas que apresentam a organização de referência e excelência (possuir medição oficial, dar atendimento pleno ao participante, garantindo a sua segurança, clareza de resultados e de organização). A 10Km Tribuna FM-Unilus é uma das 13 provas nacionais de excelência.


 
Ao longo das 31 edições, o número de participantes aumentou consideravelmente, começando com 950 atletas e chegando nesta última edição com aproximadamente 20 mil inscritos. Uma grande festa dividida quase que igualitariamente (53% homens e 47% mulheres) onde academias, assessorias, grêmios desportivos e o público invadem as ruas para correr ou aplaudir cada corredor. Desde a 1º vez que participei, nos finais dos anos 90, a Tribuna de Santos era conhecida como a melhor prova de 10km do Brasil e a mais festiva, diríamos ser a São Silvestre do Litoral. A grande concentração começa nas escadarias e arredores do Palácio da Justiça de Santos, ao lado da Catedral.
 
Placas e o movimento de atletas indicam para onde devem se dirigir. Rua Bras Cubas é um exemplo da organização mostrando aos 20 mil atletas para que lado e baia ficam os pelotões.

 
Nos últimos anos, o evento tem acontecido no 3º domingo de maio, sendo que no final dos anos 90 a prova acontecia no Dia das Mães. O kit é entregue em Santos ou pode ser enviado para a cidade de origem dos participantes. Largada em ondas para cadeirantes, Elite A Feminina, Elite A Masculina, Pelotão Premium, Elite B Masculina/Feminina, 3 Pelotões Amadores com saídas às 8h15, 8h35 e 8:45, além dos caminhantes. Postos de hidratação nos kms 2, 4, 6, 8 e na chegada, além de 3 bandas pelo percurso. Próximo ao km 4, o tradicional churrasco da White Day e pelo percurso uma bicicleta barril distribuindo chopps pelo caminho.
 
Marcos Monaco e Duarte Alves participaram novamente de uma das provas que colocam no calendário ao iniciar o ano. Eu completei os 10km em 59’01”, enquanto o Marcão chegou em 01:05’02”
 
                                             Como sempre as medalhas são de bom gosto.