domingo, 29 de maio de 2016

16º Caminhada e Corrida do GRAACC


Segundo domingo de maio é uma data conhecida, Dia das Mães e também o dia de ajudar os pacientes do GRAACC no combate do câncer infanto juvenil, doença que atinge aproximadamente 400 crianças e adolescentes por ano em nosso país.

O legal do evento é que todo o valor arrecadado com as inscrições da corrida e da caminhada são revertidos para o tratamento dos pacientes do GRAACC. Segundo os organizadores, essa doença é a primeira causa de morte por doença no Brasil e chamar a atenção para o diagnóstico precoce é um dos objetivos desse evento organizada pelo GRAACC.


Como nos anos anteriores, recebi uma correspondência convidando para participar da corrida e com direito a um desconto. E pela primeira vez participei com um numeral “correndo por Lorena”.
 
Os amigos Diogo Ferreira, a mãe dele e a Ana Paula Agnelo também participaram do evento. A Ana Paula encarou os 10km em preparação da São Silvestre e se saiu muito bem, encarando com determinação as famosas subidas da Rubem Berta. A tradicional prova em sua 16ª edição aconteceu nos arredores do Parque do Ibirapuera, em pleno Dia das Mães e com largada pontualmente às 7 horas. Os marcadores dos kms são personalizados com as fotos dos pacientes que usam o Hospital do GRAACC.


Levamos aproximadamente 3’30” para passar pelo pórtico.  Pelo site oficial o Diogo correu os 10km em 47’02” e nós (eu e a Ana Paula) completamos em 1:09’55”, porém o meu tempo pela cronometragem saiu em 55’45”. Não sei o que aconteceu, mais a intenção da participação foi clara, contribuir com o GRAACC.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Nossas Participações no 1º Semestre

30/01 - 50ª Prova de São Sebastião – Bom Jesus dos Perdões – 8,6km - Duarte
14/02 – Circuito de Corrida Ecológica AFMT – Taubaté – 8km e 4,3km - Duarte
21/02 – 10ª Meia Maratona Internacional de São Paulo – 21km – São Paulo – Marcão
13/03 – 10 Milhas Xtreme Beach – 5 milhas e 10 milhas – Praia Grande – Duarte
13/03 - Circuito das Estações - Etapa Outono - 5km e 10km - Pacaembu - Wagner
19/03 -  Classic Trail Running – 5km – Cotia/Itapevi – Duarte e Marcão
26/03 - Live Music Night Run - Etapa Rock - 5km- Memorial da América Latina - Miguel

27/03 - Circuito Metropolitano de Corridas em Montanha  - 11km e 5km -  1ª etapa - Fazenda Off Road -  Guarulhos – Duarte e Marcão

03/04 - Desafio da Pedra Grande - Horto Florestal - 6km Caminhada, 7km e 10km Corrida - Duarte e Marcão

10/04 - XVII Meia Maratona Internacional da Cidade de São Paulo Corpore - 5km e 21km - USP, Jockey e Alto de Pinheiros - Marcão

10/04 - 3ª SP Dog Run - 2km Cãorrida e Cãominhada - Shopping SP Market - Duarte
16/04 - Bertioga by Night - 5km e 10km - Praia do Forte (Bertioga) - Duarte
24/04 - XXII Maratona Internacional de São Paulo - 2, 5 e 15 Milhas e 42.195mts - Duarte e Marcão 
30/04 - 4º Desafio das 28 Praias - 42km Revezamento - Cris, Duarte e Marcão
01/05 - Rei & Rainha do Mar - 4km Beach Run - Perequê Açu (Ubatuba) - Duarte e Marcão
08/05 - 16º Corrida e Caminhada do GRAACC - 3km (caminhada) e 10km (corrida) - Ibirapuera - Ana Paula Agnelo, Diogo Ferreira e Duarte
15/05 - 31º Tribuna de Santos FM Unilus - 10km - Santos - Duarte e Marcão
28/05 - Night Rock Run - 6km - Itatiba - Duarte
04/06 - My Kids Run - 50mts, 100mts, 200mts e 400mts - Ibirapuera - Cauã
05/06 - Série Delta - Etapa Argentina- 5km e 10km -  Ipiranga - Wagner
05/06 - 3º Volta ao Cristo de Taboão da Serra - 5km - Duarte e Marcão
19/06 - Circuito Popular de Corrida de Rua - PMSP - Ana Paula Agnelo, Ana Lúcia, Diogo, Duarte, Igor, José Marcelo e Marcão.

domingo, 22 de maio de 2016

Rei & Rainha do Mar - Etapa São Paulo (Ubatuba)


Quem está na chuva é para se molhar. Após algumas horas após a participação no Desafio 28 Praias, colocamos os pés novamente na areia fofa de Perequê-Açu, Ubatuba. O evento da vez foi Rei & Rainha do Mar – Etapa São Paulo.

 
 
O projeto Rei e Rainha do Mar busca realizar ações e parcerias que visam difundir a importância do desenvolvimento sustentável, da prática esportiva voltada ao bem-estar e da inclusão social. A organização amplia consideravelmente as ações socioambientais promovidas em cada etapa e desenvolve  provas específicas para pessoas com deficiências (PCDs).  A expectativa é que as parcerias continuem crescendo, e assim, contribuindo para uma maior conscientização dos atletas e fãs dos esportes de praia do Brasil, segundo informações dos organizadores.

As provas foram divididas em: Beach Run – 4km de corrida na areia; Sprint – 1km de natação no mar; Classic – 2km de natação no mar; Challenge – 4km de natação em águas abertas; Beach Biathlon – 1km de natação no mar + 2km de corrida na areia; Stand Up Paddle – 2km, 4km e 8km no mar; Beach Run Kids – 100 a 800mts de corrida e Beach Biathlon Kids – 50 a 200mts de natação na praia + 100 a 800mts de corrida. Todas com apuração de chip (tornozeleira)
 
 

Dias antes  da prova, os atletas receberam comunicados sobre a alteração do local das provas em função das condições climáticas e previsões do mar para o dia das competições (1º de maio), a organização resolveu transferir o local da realização (Praia da Enseada) para Perequê-Açu, visando a segurança para todos os participantes.

 
 

A organização da prova foi fabulosa desde a entrega dos kits até a recepção dos atletas. Baias para receber os participantes na prova, filmagens e infraestrutura pós-prova sem atropelos e amplo espaço, tudo isso por um preço muito em conta. R$ 20,00 (Vinte Reais). O cenário do litoral norte é muito bonito e chegamos com o sol nascendo, uma vez que a largada foi às 7 horas.
 

                                                   Foto divulgação no organizador

Eu corri os 4km para 21’12” e o Marcos Monaco, aniversariante do dia,  chegou com 25’08”. Recebemos  os brindes, medalhas e uma mesa de frutas pós-prova e na volta podemos contemplar as praias paradisíacas do litoral norte.
 

 

 

sábado, 21 de maio de 2016

Desafio 28 Praias - Revezamento

 
Está foi a primeira inscrição realizada em 2016. Concretizamos a nossa participação na primeira semana de janeiro. Como deixar de participar do 4º Desafio 28 Praias? Nos aventuramos em setembro do ano anterior, onde fomos desafiados a completar esta prova de tirar o fôlego literal e visualmente, cada paisagem e cada subida e descida com direito a cordas que parecem escaladas.
 
 
Neste ano apareceram algumas alterações no regulamente entre elas: 1.4.4. Em caso de mau tempo, tempestades ou qualquer fenômeno natural, para as categorias solo e revezamento 42 Km, a organização reserva-se no direito de transferir a largada para o PC 01 – Caçandoca e automaticamente, por questões de segurança e zelando pela integridade física do atleta, o primeiro trecho, Praia da Tabatinga até Praia da Caçandoca estará cancelado.
                                 
                                              Largada na Praia de Tabatinga (Caraguatatuba)

                                                
Imaginem a dificuldade do trecho! No início nossa equipe eram formadas por 5 integrantes, porém em virtude de forças maiores tivemos que reduzir para trio, mas com direito a um staff, Marcelo. Treinamos durante os meses que antecederam o Desafio em provas de longa distância e montanhas. Fiquei com o trecho 1 que era do Dr. Márcio Rosa. A largada aconteceu às 7:30 na Praia de Tabatinga, saindo da areia e pegando um pouco de asfalto até chegar a primeiras subida, que por sinal era bem longa em estrada de terra. Não demorou e apareceram as famosas e temíveis trilhas  “Single-Track” com direito a desfiladeiros e obstáculos naturais pelo caminho, subidas com e sem direito a cordas, descidas em pedras, pinguelas, praias cinematográficas com areias fofíssimas, uma lagoa natural formada na praia devido a maré cheia, rochas escorregadias e cenários de tirar o fôlego de tanta beleza e dificuldades técnicas.  
 

O legal da prova é que todos estão no mesmo barco e há companheirismo entre os atletas, ninguém é deixado para trás, sempre há uma  mão estendida para ajudar a superação das dificuldades. Próximo a Praia do Simão, no 1º trecho, erramos a trilha e perdemos 10 minutos entre descidas e subidas até reencontrar a trilha certa. Completei o trecho da Largada até a Praia da Caçandoca (15,220km) em 02:43’31”.  A Cris largou da Caçandoca com direito a percurso difícil na distância de 5,300 km com direito a praia, trilha, estrada de terra e travessia de rio que este ano a água chegava no pescoço dos atletas, neste trecho o tempo de conclusão foi de 45’06 e não houve tempo para descanso, pois a Dra emendou o trecho 2 (Maranduba até Lagoinha), encontrando pela frente um percurso de praia com inclinação e areia fofa, considerada como nível médio, porém a chuva e maré alta no decorrer da semana a transformou em nível difícil, podemos acompanhar nesse trecho alguns atletas contundidos devido a inclinação da areia. O tempo de conclusão neste trecho foi de 37’13”. O Marcão também dobrou os trechos finais, sendo um deles o meu na edição anterior, percurso considerado difícil devido as trilhas fechadas, obstáculos naturais, passagem por rio e os escorregões no decorrer do caminho. O trecho entre a Lagoinha até a Fortaleza foi feita em 1:33’35” com direito as paisagens lindíssimas. Mesmo com a falta de descanso da longa viagem de Bento Gonçalves até Ubatuba, Marcos Monaco não deu mole para o cansaço e venceu a última etapa (Fortaleza até a Praia Dura) em 1:06’06”. Das 113 equipes mistas (quarteto) ficamos na 94º colocação com o tempo de 6:45’31”, sendo que se estivéssemos inscritos como trio misto teríamos conquistado a 26º colocação.
 
 
 

Voltaremos na próxima etapa em setembro, na mesma pousada e para melhorar o tempo ou estrear na categoria solo 21km. Vamos esperar para ver.
 
A pousada é sensacional, as imagens abaixo são vistas da área do café que dá acesso a praia com direito a guarda-sol, cadeiras e um visual que recarrega o corpo e o espírito.

 
                                                       
                                                                        Praia do Sapê

                                                 
 
 

XXII Maratona Internacional de São Paulo


Contagem regressiva acionada algum tempo para o Desafio 28 Praias, a XXII Maratona Internacional de São Paulo foi a última participação oficial anterior ao Desafio. Em um primeiro momento iríamos percorrer 24km (15 Milhas), porém na última hora ficamos aliviados ao saber que seriam apenas 5 Milhas (8km).  O evento conta com corridas distintas (42km, 15 Milhas, 5Milhas) e caminhada (2 Milhas), com largada em frente ao Obelisco do Ibirapuera, os milhares de atletas invadiram as ruas de São Paulo e retornaram ao mesmo ponto, exceto os inscritos nas 15 Milhas que tiveram a chegada na Avenida Politécnica, região da USP. É uma prova tradicional em São Paulo que trás participantes de muitos lugares do Brasil, neste ano levamos mais de 6’ para passar pelo pórtico da largada.

 
Por volta das 7:30h estávamos posicionados para percorrer as 5 Milhas, preparados fisicamente para suportar o forte calor que daria as caras nas primeiras horas do dia, uma vez que durante todo  o mês recordes eram batidos em relação aos anos anteriores. Prova disso, foi o calor dentro do primeiro Túnel Tribunal de Justiça, parecia uma estufa e ao sair algumas sombras davam um alivio aos atletas. A hidratação até então estava perfeita com água gelada ou fresca.


O divisor de águas aconteceu na Av. Juscelino Kubitschek com a Rua Prof. Atílio  Innocenti, onde os inscritos nas 5 Milhas fizeram o retorno e os Maratonistas e os das 15 Milhas continuavam adiante. Completei a distância em 50’01” e o Marcão em 54’52”.
 

Maratona = 42,195Km = 26,2 Milhas
24,140Km = 15 Milhas
8,046Km = 5 Milhas
3,218 KM = 2 Milhas

Bertioga by Night


Depois de 1 ano voltei a Bertioga para correr nesta praia que traz muitas recordações legais. Dando continuidade ao Circuito das Praias da TH5 Eventos, tive a oportunidade de participar da 2º Etapa – Bertioga by Night, em 16 de abril.


 Sábado de muito sol e temperatura alta foi o aperitivo da Etapa Noturna. Por volta das 18 horas, com o sol baixo,  mas com o calor predominante, deu-se a largada no Forte de São João – Bertioga, nas distâncias de 5km (1 volta) e 10km (2 voltas) em percursos mistos de 2,5km em areia e a outra metade em asfalto.


Cortesia no atendimento aos atletas, camisetas de bom gosto, paisagens belas, medalhas, ambiente festivo e familiar são as características dos organizadores do evento. Neste ano levei a minha mãe como staff.

A largada foi ampla fazendo com que os atletas dispersassem rapidamente pela faixa de areia. O calor forte mesmo durante a ausência do sol colocou alguns atletas em apuros, cheguei exausto para completar os 10km em 59’54”.

3ª Dog Run


A cachorrada se reuniu pela 3º vez no Shopping SP Market, e pelo jeito será um point tradicional para o encontro dos caninos de São Paulo. Enquanto o Marcos Monaco representava a LDK Assessoria Esportiva na Meia Maratona da CORPORE, resolvi prestigiar a 3ª SP Dog Run em memória do meu amigo Costelinha que após muitos anos de alegrias e companheirismo, deixou-nos.
 
 


Empresas especializadas em eventos que procuram unir animais e seus donos na prática de atividades físicas organizaram o excelente evento. As tradicionais atrações marcaram presenças: Tendas Gourmet (tinha cerveja para dogs), Fashion, Serviços Médicos, ONGs, Tendas de acessórios e Produtos veterinários; provas de agility e as provas de cãominhada e cãorrida (percurso de 2km dentro do estacionamento do SP Market). A midia esteve presente registrando o grande acontecimento que seria passado durante a semana nos telejornais e demais programas semanais.

 


O tradicional kit recheado de brindes e guloseimas para as duplas é um grande chamativo para os participantes. É uma das prova onde o custo benefício da inscrição vale a pena.


 
A organização teve a expectativa de aproximadamente 2 mil atletas humanos estivessem presentes com seus companheiros inseparáveis. O tempo quente ajudou a deixar a festa mais alegre e competitiva.
 
 
                                                    MEU AMIGÃO COSTELINHA

Forte Calor na XVII Meia Maratona da CORPORE


Marcos Monaco não deixou a preparação de lado para o Desafio 28 Praias e resolveu esticar as canelas na XVII Meia Maratona Internacional de São Paulo. Com atletas inscritos nos 5km e 21,1km, aproximadamente 8 mil atletas largaram da USP e percorreram pelas ruas e avenidas do Jockey, Alto de Pinheiros, Parque Villa-Lobos e retornando para a USP.
 
Com um belo numeral estampado ao peito (1971), o Marcão sofreu, mas completou a Meia Maratona embaixo de um sol escaldante em 2:52’16”.
Parabéns, Marcão.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Desafio da Pedra Grande, Haja Pernas


Em preparação para o Desafio 28 Praias resolvemos enfrentar alguns desafios para preparar o nosso condicionamento físico e principalmente o psicológico, motivo o qual encaramos o Desafio da Pedra Grande, na região da Serra da Cantareira. Segundo a história da região, Cantareira foi o nome dado à Serra pelos tropeiros que faziam o comércio entre São Paulo e as outras regiões do país, nos Séculos XVI e XVII, devido à grande quantidade de nascentes e córregos encontrados na região. Era costume, na época, armazenar água em jarros de barro, chamados cântaros, e os apoios onde eram guardados chamavam-se Cantareira.


Em informações prestadas na Internet é considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo, possuindo em seu entorno uma alta densidade demográfica. É uma região de inúmeras nascentes e diversos cursos d’água, por isto exerceu papel fundamental na história do abastecimento de água na cidade de São Paulo, constituindo o chamado “Sistema Cantareira Velho”. Vale lembrar que o Parque constitui uma parte da Serra da Cantareira e não toda ela.


                                                Trecho inicial de 3km com subidas íngremes


                                                     
                                                Trilha na altura do 4km (Sítio Barrocada)
 

A largada aconteceu  na entrada principal do Parque Estadual da Cantareira -  Núcleo Pedra Grande, na Rua do Horto, pegando várias subidas (Estrada da Chapada), chegando até a Trilha da Pedra Grande no Sítio Barrocada e depois retornando através da Estrada da Chapada com direito a uma bela visão, apesar da nevoa sobre a cidade e retornando para o núcleo.

 
Entre caminhantes e corredores houve uma presença considerável para o evento, sendo 247 atletas nas corridas de 7km e 10km e outros tantos para os 6km de caminhada. Segundo os organizadores o “Desafio” originou-se pelo alto grau de inclinação do percurso, nos 3km iniciais de subidas com outros 4km de descidas e subidas íngremes e estrada de terra e terminando com 3km de descidas. Na Estrada da Chapada fica a Pedra Grande, como diz o nome, uma rocha gigantesca com direito a um lindo visual da cidade.


 Consegui completar os 10km em 1:07’36” e o Marcão em 1:17’34” mesmo estando com febre e resfriado. Valeu pela garra e determinação, Marcão.

1º Etapa do Circuito Metropolitano em Montanha


Foi a 3º vez que voltamos para a Fazenda 4x4 Off Road, em Guarulhos. Desta vez, na 1º Etapa do Circuito Metropolitano em Montanha, um evento casca grossa de Trail Running com subidas e descidas íngremes em campos, trilhas e terrenos duríssimos.
 
Trecho inicial para os 5km e 11km
 
                                                              Início da 1º subida

 

A arena do evento é aconchegante e reuniu um bando de corredores experientes e alguns que se aventuraram nas primeiras corridas de Trail. A prova foi dividida em 5km para aqueles que apresentam um bom condicionamento para desgastes acima de 50 minutos e 11km para aqueles acostumados a dificuldades médias e altas com condicionamento para  mais de 1:30’ de esforço físico intermediário.


Eu e o Marcos passamos a manhã da Páscoa (27/03) suando a camiseta para finalizar os 5km em 47’02” e o Marcão em 51’30”. Agradecemos a Montevergine pelo convite e oportunidade de participar de mais um evento apoiado por eles.
 
 

domingo, 8 de maio de 2016

Feliz Dia das Mães


Que possamos a cada dia confirmar essa verdade...