segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Deu podium em Valinhos


12 horas de corrida ininterruptas. Solo ou revezamento, a escolha é sua. A nossa foi formar a principio um quarteto, porém por diversos problemas de agenda de alguns atletas não pudemos comparecer com a força máxima, o jeito foi perder o juízo e encarar o desafio a dois.

Sábado cedo, carro na Anhanguera até Valinhos. Nem o GPS conseguia encontrar o local, porém a hospitalidade do paulista nos levou até o C.L.T. Ayrton Senna da Silva. Um local arborizado, com boa infraestrutura, pista de terra e cascalho de 1.350mts e muita natureza.

 


Às 10h foi dada a largada e no sentido anti-horário transcorreu a Ultramaratona.  O nível técnico dos atletas é algo  assustador. Os quartetos voavam e nós defendíamos as melhores colocações nas duplas. Até a metade da prova estávamos na primeira colocação, mas por problemas físicos (câimbras, dores musculares, desidratação) devido ao forte calor, fui obrigado a dosar o meu ritmo (andei 2 voltas) para chegar ao final. Isso custou a queda para a 3º colocação com 1 volta atrás do 2º colocado. Havia 5 horas de prova e o Marcão colocou um gás em mim, o que nos levou a recuperar a 2ª posição faltando poucas voltas para o final. Finalizamos com 103.950mts corridos e bem suados.


 

O desgaste é muito grande, ainda estou cansado, porém é uma satisfação subir no degrau do podium e erguer mais uma conquista.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Revezamento Bertioga - Maresias - 300ª Corrida da LDK


Bertioga, uma das cidades que fazem parte da baixada santista. Fica aproximadamente a 108km de Sampa. Um dos nossos atletas, Marcão, pousa embaixo do pórtico de largada de mais revezamento que estivemos presente neste ano. Ao fundo, o Canal de Bertioga.
 


Depois de muito namoro finalmente conseguimos estrear no Revezamento Bertioga-Maresias. Foram as inúmeras tentativas e ensaios, porém na Hora H algo impossibilitava a nossa participação, porém neste ano, após o Revezamento da Ilha Bela,  fechamos um trato para participarmos de mais um revezamento. Dos oito integrantes, quatro por problemas particulares não puderam formar mais a mesma equipe e consequentemente montamos um sexteto com a participação da Andrea e Marcos “Santista”.


A categoria solo abriu a prova por volta das 6:30h; em seguida foram os trios às 7:15h; a nossa vez, aberto misto, iniciou às 7:45h e o força livre (8 atletas) às 8:30h.


A prova são 75km que começa em Bertioga e finaliza em Maresias. Areia dura, riozinho seco, trilha no mato, asfalto, areia fofa, terra, cascalho, subidas intermináveis, descidas alucinantes, asfalto molhado e vários visuais lindíssimos de tirar o fôlego. Assim podemos resumir o que foi a nossa estréia.

 
. O primeiro a correr foi o nosso convidado Marcos“Santista”, estreante em provas pedestre a cerca de 3 meses, amigo da Dra. Cris. O nosso amigo percorreu 10,8km de Bertioga até o Indaiá, divisa com Riviera de São Lourenço
 
O bastão com chip foi passado para a Andrea que percorreu 5,6km em areia dura, percorrendo a Riviera até o Morro de São Lourenço. A Cris assumiu os próximos 6,8km esperando pela água até o joelho e passou novamente o bastão para a Andrea que dobrou 2 trechos.
 
 
A Praia de Guaratuba por entre os condomínios e areias fizeram parte dos 6,2km, que segundo a nossa atleta foi mais tranquilo em relação ao primeiro trecho percorrido por ela.
 

 
A minha vez finalmente havia chegado, a transição com a Andrea foi no Cond. Guaratuba Quadra A e logo ganhei o asfalto da Rodovia Rio-Santos e corri ao lado dos automóveis que ao passarem pelos atletas davam buzinadas como forma de incentivo. Alguns quilômetros a frente entrei por uma rua rústica que me levou a Praia de Boracéia e ali corri de ponta a ponta até entrar pelas ruas que me levaram a Praia da Juréia para completar 14,2km, onde fiz a transição com a Dra. Cris, que correu mais um trecho. A partir deste ponto o bicho começou a pegar.
 
 
A Dra. sentiu o gostinho da parte  difícil do desafio, com subidas em trilhas pelo mato e chegada na areia fofa, na Praia de Juquehi, completando 9,7km.  O Marcão saiu da areia fofa e subiu por uma ponte de madeira em busca de subidas no asfalto, subidas por trilhas até chegar em Camburi.
 
 
A parte final ficou para o Marcio Rosa, alpinista do asfalto. De Camburi saiu em direção a linha de chegada, porém havia uma subida no meio do caminho e outra  e mais outra. Na verdade são 400 metros de altitude distribuídos em aproximadamente 3km.   Tudo aquilo era uma ignorância de desafio e pior o que estava por vir, uma descida desembestada com o asfalto úmido pela garoa e a chuva forte que resolveu dar as boas vindas a nossa equipe ao final da prova.

 

Estivemos com 3 carros, sendo a Nathalia Pagan (lado esquerdo da Cris) a nossa staff oficial, ajudando a levar e trazer os atletas aos PCs, registrando as passadas e cuidando da hidratação e alimentação dos guerreiros neste final de semana. Um dos pontos chaves da competição é a logística implantada pela equipe. Constatamos que muitos atletas chegavam nos PCs e seus companheiros não estavam a postos, seja pelo trânsito ou falta de logística satisfatória.

 

Hidratação boa, medalha belíssima, isotônicos nos pontos críticos, camiseta diferenciada em relação as outras provas, identificação legível dos PCs e muita animação por parte dos participantes.

 
A nossa equipe conseguiu a 100ª colocação na categoria Aberta Mista. Completamos os 75km em 7:30'57", sendo 6'00" por km. Deixamos 40 equipes para trás.
 
Cris, Marcão, Duarte, Andrea, Márcio Rosa e Marcos "Santista"
 
Valeu, Equipe



terça-feira, 16 de outubro de 2012

Circuito Caixa de Corridas

 O Circuito de Corridas Caixa 2012 teve mais uma etapa completada neste final de semana. O tradicional percurso do Pacaembu foi o trajeto da 9ª Etapa de 11 cidades. A temperatura estava agradável e aproximadamente 3.000 atletas espantaram o frio da primavera em pleno feriado prolongado, correndo e suando pelas ruas, avenidas e elevados de Sampa.

 

Atletas amadores e profissionais disputaram palmo a palmo cada metro da competição. Em virtude do feriadão muitos amigos de tênis, camisetas e calções vieram prestigiar a nossa corrida paulistana. Foi um prazer rever o nosso amigo Fábio Namiuti de São José dos Campos, figurinha carimbada pelos eventos de corridas.
 
 
Estivemos representados por 3 atletas nas provas de 10km, sendo que pelo GPS da Cris foi exatamente 10,2km. Passamos os 10km em 58'30", porém o tempo oficial da prova segue abaixo:
 
Marcão 58'16"
Cristina Hachul 59'58"
Duarte 59'59"